setembro 27, 2004

DIA MUNDIAL DO TURISMO (III)


Dia Mundial do Turismo: Iniciativas programadas de Norte a Sul



Lisboa
Lisboa deverá ser a "principal cidade comemorativa do Dia Mundial do Turismo". Para tal, e para além do programa definido pelo Ministério, o dia 27 de Setembro será marcado por uma apresentação de Pedro Pinto, presidente da Associação Turismo de Lisboa e pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues. Telmo Correia irá, ainda, presidir a este encontro a tomar lugar no Welcome Centre de Lisboa, pelas 11.00.

Porto
A Câmara Municipal do Porto vai realizar o tradicional Porto de Honra e a oferta de lembranças nos Postos de Turismo Municipais, Portotours e Aeroporto Francisco Sá Carneiro são, apenas, alguns momentos de um “programa inesquecível”. A pensar na mobilidade, os turistas têm à sua disposição o transporte Aerobus grátis. Quem quiser visitar o Património histórico dispõe do autocarro ou de mini-comboio e pode fazer um Tour panorâmico gratuito na cidade, com passagem pelas caves para uma prova de vinhos.
Para os que gostam de contemplar a cidade, a caminhada conduz à Torre dos Clérigos. Na área das exposições temáticas podem visitar-se os Museus das Fundações Engº António de Almeida e Dr. António Cupertino de Miranda, gratuitamente, ou usufruir do desconto surpreendente na entrada ao Palácio da Bolsa.
A história do Vinho do Porto descobre-se nas visitas guiadas gratuitas às Caves do Vinho do Porto. Para quem desejar saborear a gastronomia portuguesa só tem que se decidir entre os vários restaurantes presentes nesta iniciativa. “Para tornar a estada inesquecível pode comprar-se artesanato a preços vantajosos”. Por último, as comemorações do Dia Mundial do Turismo terminarão ouvindo um Fado. O Porto ConVida! Programa e inscrições no Posto de Turismo Central, site www.portoturismo.pt.

Direcção Regional de Turismo da Madeira
Entrada livre no Jardim Botânico, Jardim Boa Vista, Jardim Orquídea, Jardim Palheiro Ferreiro e nos Museus.
Visitas guiadas pelo centro do Funchal, em quatro horários de partida (9H30/11H30/14H00/16H00). Cartões de acesso disponíveis no Balcão de Informações da Direcção Regional de Turismo a partir do dia 24.
Realização de actividades radicais e de animação no Complexo Balnear do Lido (dois slides, um rappel e jogos na piscina), das 10H00 às 17H00.
Actuação de grupo folclórico em diversos locais da baixa do Funchal, entre as 16H00 e as 18H30. (As actividades são gratuitas para os turistas).
Oferta de flores e give-aways regionais aos turistas.

Direcção Regional de Turismo dos Açores
Oferta de Peça de Artesanato em todas as unidades hoteleiras, por quarto;
Exibição de Folclore em locais públicos;
Oferta de Flores nas chegadas dos voos TAP e SATA Internacional;
Outras acções de animação específicas como por exemplo oferta de passeios em charretes e outros veículos turísticos.

Região de Turismo de Évora
Festa das Vindimas – No dia 27 de Setembro, a partir das 9.00, realizar-se-á uma Sessão Plenária Comemorativa do Dia Mundial do Turismo com a presença do professor Ernâni Lopes e outras personalidade convidadas. O evento tomará lugar no Auditório da EDIA na Barragem do Alqueva.
Nos Postos de Turismo da Região serão ainda oferecidos catálogos de prestígio – Publicação da RTE -, com diversas lembranças, bem como um cartão de boas-vindas, traduzidos em cinco idiomas.
Em articulação com a Câmara Municipal de Évora, realiza-se na Praça do Giraldo uma actuação musical com grupos tradicionais. O concerto decorrerá durante todo o dia, estando ainda prevista a oferta de material promocional nas principais esplanadas e restaurantes da região.
No dia 27, a RTE, em associação com o ITP organizará, ainda, um road-show informativo sobre o Fundo Social Europeu.

Região de Turismo da Costa Azul
De 18 a 27 de Setembro, decorrerão diversas actividades como observação de golfinhos (todos os dias às 9.30 e 14.30, em Setúbal ou Tróia); Exposição colectiva de Litografia e Atelier (Museu do Trabalho Michel Giacometti, Setúbal); Exposição de Pintura de Manuel Fé Santos (Museu Sebastião da Gama, Vila Nogueira de Azeitão); Exposição “Já Bocage não sou” (Casa Bocage, Galeria das Artes Visuais); Canoagem na Costa da Arrábida.
Durante o dia 27 de Setembro, em todos os postos de turismo da região serão distribuídas rosas às senhoras e miniaturas de moscatel aos senhores.

Região de Turismo do Algarve
A Região de Turismo do Algarve associa-se às comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo proposto pela OMT, com o seguinte programa:
15h00: Apresentação de Boas-vindas e Intervenção de Hélder Martins, Presidente da Região de Turismo do Algarve
15h30: Palestra sobre «Turismo e Perspectivas de Futuro» proferida por Ernâni Lopes
16h30: Entrega das «Medalhas do Turismo» da Região de Turismo do Algarve
17h30: Intervenção de Sua Excelência o Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Turismo, Carlos Martins
18h00: Cocktail
19h00: Encerramento
A AHETA associa-se, igualmente e mais uma vez, às comemorações do Dia Mundial do Turismo, recomendando a todos os seus associados uma atenção especial para com os seus clientes e turistas neste dia.

Região de Turismo do Nordeste Transmontano
Em Bragança, no dia 27, a Região de Turismo do Nordeste Transmontano levará cabo o seguinte programa de comemoração:
10.00/17.00 – Contacto com as empresas de animação turística Anitudes e Sabor Douro e Aventura (Provas de escalada, rappel, moto 4, tiro ao arco e BTT);
Colóquio/debate (participação dos promotores do sector da restauração, animação, alojamento e agências de viagens), que decorrerá no Auditório Paulo Quintela. O programa começa às 15.30 com a abertura de António Afonso, presidente da RT. Segue-se uma intervenção de Condé Pinto – presidente da Adeturn e director da UNISHNOR, bem como a assinatura do protocolo entre a RT e a UNISHNOR. Seguem-se diversos colóquios com temas como “A importância da gastronomia no desenvolvimento rural”, contando com nomes como o chefe Hélio Loureiro ou o eng. António Monteiro.

Divisão de Turismo da C.M. Sintra
A Câmara Municipal de Sintra vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, no próximo dia 27 de Setembro, com distribuição de lembranças aos turistas que visitem os Postos de Informação Turística.
Sendo o pedestrianismo uma das actividade de desporto ao ar livre com maior procura, será também colocado à disposição dos visitantes estrangeiros os folhetos, em inglês e francês, dos cinco percursos pedestres, designados por Pequenas Rotas de Sintra.
Para quem prefira os percursos pedestres guiados, a Câmara Municipal irá no dia 27 de Setembro, disponibilizar acompanhamento na Pequena Rota – percurso das Quintas, às 11h e na Pequena Rota – percurso de Seteais, às 15h, ambos com saída do Posto de Turismo do Centro Histórico.
Neste dia e optando-se por uma caminhada sozinho, o Percurso de Foto – Orientação no Parque da Liberdade será a melhor escolha. A documentação estará disponível, no próprio dia, no Postos de Turismo do Centro Histórico e da Estação de Sintra.
Pequena Rota Pedestre acompanhada – percurso das Quintas –
Partida – 11h
Percurso circular com cerca de 4,3 km
Duração média – 2 horas e 30 minutos
Pequena Rota Pedestre acompanhada – percurso de Seteais –
Partida – 15h
Percurso circular com cerca de 3,5 km
Duração média – 1 horas e 30 minutos
Inscrições e Local de saída – Posto de Turismo do Centro Histórico
Limite de inscrições até 50 pessoas
Percurso de Foto-Orientação, não acompanhado, no Parque da Liberdade
Recolha de documentação – Posto de Turismo do Centro Histórico

Região de Turismo da Serra do Marão
Durante o dia 27, os Postos de Turismo da região irão oferecer doçaria tradicional e vinho do Porto aos seus visitantes

Região de Turismo do Oeste
Durante o dia 27, os Postos de Turismo da região irão oferecer flores aos seus visitantes.

Região de Turismo de Leiria / Fátima
Durante o dia 27, os Postos de Turismo da região irão materiais de promoção, bem como terão disponível uma mesa com licor e bolos, como oferta aos turistas.

Região de Turismo dos Templários
Durante o dia 27, os Postos de Turismo da região terão como oferta diversas lembranças e flores para os turistas que os visitem.

Região de Turismo da Planície Dourada
Durante o dia 27 será organizado pela RT um passeio a diversos locais da região, no qual participarão empresários locais e restantes responsáveis do trade. A tarde será dedicada à visita do Concelho de Portel e da Vidigueira.

Região de Turismo Dão Dafões

Durante o dia 27, os Postos de Turismo da região terão como oferta fragoselas – flores de papel, produtos de artesanato as região, oferta ainda nos hotéis da região.

Região de Turismo Centro
No Dia Mundial do Turismo, este Organismo irá oferecer espumante e rosas no Posto de Turismo da Região de Turismo do Centro (situado no largo da portagem).

Região da Serra da Estrela

No dia 27, será hasteada a bandeira nos Postos de Turismo da Serra da Estrela e serão oferecidos aos visitantes cartões e flores.

In Publituris

Sem comentários: