maio 11, 2004

Guerra Civil Portuguesa

Muitos de nós não sabem, mas estamos a viver uma guerra civil, em Portugal.
Existem duas frentes de combate. De um lado crescem os batalhões da falta de civismo, do outro os pseudo estrategas do Governo.
As medidas repressivas, que brevemente chegarão perto de si, não no seu quiosque, mas na sua conta bancária, foi a solução encontrada para o fim destes combates.

Num país com 2 milhões de portugueses a viver no limiar da pobreza, onde o rendimento médio de um português deve rondar os 500 euros, nós vamos ter multas com três zeros. Será este o melhor efeito dissuador?


Sempre fomos um país que resolve os problemas em cima do joelho. Faz parte da cultura latina, diremos. Planeamento!? Para quê? Educação?! Para quê?

E se em vez de multarmos as pessoas, as obrigássemos a repetir o código, lhes déssemos formação onde ela não existe? E se em vez de prendermos os trangressores do trânsito, os pusséssemos a fazer trabalho comunitário, a trabalhar em centros de recuperação, como o de Alcoitão?
Será que assim não tomariam uma consciência mais real do que pode causar a falta de civismo, a irresponsabilidade?

Seja como for a guerra continua:

"Sinistralidade Nos primeiros nove dias deste mês já se somaram 50 mortos e 172 feridos graves na sequência de acidentes de viação registados pela PSP e pela GNR. A maior parte das ocorrências verifica-se durante o fim-de-semana. Só no último domingo, a GNR contabilizou cinco acidentes brutais, que causaram a morte a 11 pessoas." In DN (11/05/04)

E, infelizmente, está aí para durar.
E não acredito que as novas multas alterem alguma coisa.
Quer dizer, alguma coisa hão-de alterar: os cofres do Estado e as contas dos portugueses!!



Sem comentários: