maio 14, 2004

Galeria de Maio

Decidi abrir uma galeria de arte aqui no meu cantinho (à direita, logo a seguir aos links). E como na net é tudo mais económico, posso-me dar ao luxo de ter presentes nesta galeria nomes acessíveis só aos grandes museus.

Decidi abrir esta galeria com um dos pintores que mais admiro: Vincent Van Gogh (1053-1890), o mestre da loucura, o mestre do impressionismo, incompreendido pelas correntes artísticas da época.

A sua carreira durou apenas dez anos, mas viveu todo este tempo como uma intensa aprendizagem, com uma urgência obessiva por passar etapas.

Conviveu com os maiores pintores da época como Émile Bernard, Toulouse-Lautrec, Pissaro, Signac e Gauguin e deixou-nos uma obra extensa marcada por diversas influências.

Após as suas primeiras vacilações como artista em Bruxelas, Haia e Drenthe, Vincent chega em 1884 a Nuenen, uma pequena localidade holandesa, onde adopta o modelo de Millet e Rembrandt, convertendo-se num pintor da vida rural.


Em 1886, decide mudar-se para Paris, apoiado pelo seu irmão Theo, e é aqui que tem contacto com os artistas impressionistas no estúdio de Fernand Cormon.


Em 1888, muda-se para Arlés, atraído pela luz plena e clara do sul da provença. Pouco a pouco a sua paleta de cores torna-se subjectiva e independente da cor local.


Este processo alcança a sua máxima expressão nalguns quadros de 1889, pintados durante o seu internamento psiquiátrico em Saint-Remy.


Os últimos três meses da vida de Van Gogh decorrem em Auvers-sur-Oise, uma pitoresca aldeia camponesa que Cézanne e Pissaro já tinham incluído no reportório dos impressionistas. A sua saúde já estava muito deteriorada e isso reflecte-se na sua pintura. O vigor do seu traço já não é o mesmo, porém continua na sua febril aprendizagem.
Essa sensação de impotência proporciona a muitas obras deste período uma tensão dramática e comovedora, como se inunciassem o desenlace da tragédia.

A excentricidade, os excessos de loucura, o comportamento turbulento e o temperamento pouco sociável, contribuiram para o génio de Van Gogh e contribuiram também para o seu final dramático. Vincent, em 27 de Julho de 1890, dispara um tiro no peito, no meio do campo e dois dias depois morreu.
Um pintor extraordinário, que marcou uma época e cujo génio só foi reconhecido depois da sua morte.

Sem comentários: