fevereiro 01, 2006

Os homens estão loucos, os deuses continuam sãos...

(Deus: Penso que a minha maior criação foi o sentido de humor, a ironia é que aqueles que reclamam que são os que mais acreditam em mim, são os que menos têm)


Século XXI, Planeta Terra (pequeno grão de areia na imensidão do espaço).


A evolução tecnológica registada permite aos seus habitantes contactar o lado oposto do mesmo com um simples click. Milésimos de segundo para comunicarem entre si. A comunicação é lata, evoluiu mais rápido do que qualquer outra ciência e começa a ficar desgovernada.


Noruega: um país nórdico do continente europeu.
Liberdade de expressão: uma das máximas dos seus habitantes.


Setembro de 2005: num jornal nacional são publicados cartoons satíricos sobre o Profeta Maomé. Regista-se uma onda de protestos por parte da comunidade islamica que habita esse País. Nenhum incidente digno de registo.


Janeiro 2006: a revista cristã Magazinet (norueguesa) decide publicar os mesmos cartoons.
A revista chega a todo o mundo islamico: explode uma onda de protestos com ameças de morte, expulsão de norugueses de países islamicos, encerramento de representações diplomáticas, boicotes a produtos noruegueses, ardem bandeiras norueguesas, cresce o ódio.



Li vários artigos sobre o caso que, para mim, sinceramente, me parece ridiculo. Normalmente quando alguém não encaixa bem uma piada, seja ela satírica ou não, é porque existe algum sentimento recalcado que a impede de perceber com clareza. Sentimentos de culpa, de inferioridade, de perseguição, de raiva, de impotência ou muitas vezes um sentimento de revolta por não ter o poder de evitar que lhe façam piadas satíricas sobre algum ponto fraco.


O 11 de Setembro marcou, deixou feridas difíceis de sarar e também acabou por ser injusto para com a generalidade do povo islamico. O fanatismo concedo que não habitará todos os seguidores de Maomé, no entanto, foi em nome dele que as maiores atrocidades dos últimos anos foram executadas. É normal (ou talvez não seja) que se meta tudo no mesmo saco. É normal na espécie humana, que está em constante evolução e ainda não conseguiu atingir o Nirvana. Os defeitos da raça humana, por muitas evoluções que tenhamos tido, continuam todos cá.


Agora observem um dos cartoons que deu origem à polémica:


Tudo por causa disto??


Tendo em conta que o Profeta Maomé pregou a paz com Deus e entre os homens, deverá estar neste momento a dar reviravoltas no túmulo pela reacção descabida. Se os politicos têm poder de encaixe para os ataques satíricos que sofrem diariamente, acham que um Profeta não teria??
Aqui é que é caso para dizer: Pelo amor de Deus!!!!


Caso estejam interessados em ver os outros 11 cartoons, cliquem aqui e corram a página até abaixo: BrusselsJournal


E para que não pensem que não existem cartoons satíricos contra a religião cristã aqui fica um deles para que se possam deliciar e rir do mesmo e de nós próprios, pois foi para isso mesmo que foi criado:

Sem comentários: